Salt Society (Novel) - — Capítulo 87
↫─Capítulo 87
— Mesmo assim, eu realmente apreciaria se você viesse a Seul. Não tive a chance de mencionar, mas estou indo muito bem financeiramente hoje em dia. Por favor, pelo menos me deixe te pagar uma refeição decente.
[Você já combinou isso com o seu melhor amigo?]
A risada provocadora de Yang Jisu vinda do outro lado da linha fez Gi-hyeon fechar a boca abruptamente.
Exatamente duas semanas haviam se passado desde que ele se mudara para Ilsan. Com a chegada da época do Chuseok, o tempo esfriara de repente. O verão tinha sido excepcionalmente brutal, fazendo Gi-hyeon se perguntar se o outono algum dia chegaria, mas o frio repentino e nítido no ar era tanto um alívio quanto uma mudança bem-vinda.
Na manhã seguinte à noite no hospital rural, Yeon-oh tinha sido intransigente. Ele insistira para que voltassem a Seul imediatamente, recusando-se a deixar Gi-hyeon em um hospital que carecia até mesmo de equipamentos básicos de diagnóstico. Quando Gi-hyeon reclamou de deixar sua bagagem para trás, Yeon-oh simplesmente gritara para ele jogar tudo fora, desencadeando mais uma discussão explosiva.
A parte irônica era que Yeon-oh realmente parecia estar segurando a raiva.
— Que droga, essa porra de… coisinha minúscula, eu juro…
Gi-hyeon ouvira o xingamento murmurado perfeitamente bem, mas se achou totalmente incapaz de reconhecer que ele era a tal “coisinha minúscula” em questão. Era uma descrição impossível de aceitar.
Independentemente disso, tendo essencialmente fugido de volta para a cidade, Gi-hyeon só conseguira falar com Yang Jisu por telefone. O problema era que Yang Jisu de repente ficara atolado de trabalho, tornando o dia de hoje a primeira vez que eles realmente conseguiram se falar.
— O que tem para combinar com ele? — Gi-hyeon rebateu. — …Mais importante, o que você tem feito?
[Ah, nada demais… Tenho ralado feito um condenado limpando a sujeira daquele desgraçado do Eo-ju.]
— Quem é Eo-ju?
[Que diabos, vocês trabalharam juntos um tempão e nunca nem trocaram nomes? Você não conhece o Eo Ju-rim?]
Gi-hyeon puxou pela memória até supor que aquele poderia ser o nome do bancário. Quando perguntou para confirmar, seu palpite estava certíssimo. Mais do que tudo, o fato de Yang Jisu ter concedido um apelido fofo como “Eo-ju” para o bancário incrivelmente rígido era surpreendente. Pensando bem, era totalmente a cara do homem que havia apelidado Gi-hyeon sem nenhum esforço — um homem cuja expressão perpetuamente séria intimidava a maioria das pessoas — com o codinome afetuoso de “So-so”.
— Aconteceu alguma coisa com o… Sr. Ju-rim?
[Sei lá, o desgraçado dá um chilique de vez em quando, e aturar isso é um saco.]
Apesar da reclamação vulgar, o tom de Yang Jisu carecia de qualquer irritação real. Gi-hyeon conseguia imaginar vividamente a expressão indiferente do homem e soltou uma risada suave.
Bem naquele momento, o bipe eletrônico da porta da frente destrancando ecoou pelo corredor.
Gi-hyeon simplesmente virou a cabeça e ofereceu um breve aceno em direção à entrada, uma permissão silenciosa para entrar. Ele observou o Alfa massivo parado à porta — que nem sequer se dera ao trabalho de tirar os sapatos ainda — antes de voltar sua atenção para a ligação.
— Então traga o Sr. Ju-rim com você. Preciso pagar algo decente para vocês dois, do contrário minha consciência não vai me deixar descansar.
[Claro, tudo bem. Não podemos deixar o futuro pai estressado, né? Faz mal pro pré-natal e tal. Vou perguntar pro garoto.]
Quão jovem era esse bancário para Yang Jisu chamá-lo de “garoto”? Pensando bem, Gi-hyeon na verdade não sabia a idade dele. Ou talvez tivessem lhe dito e ele simplesmente esquecera devido a uma falta crônica de interesse. Reter detalhes pessoais sobre os outros nunca fora o seu forte.
Na época do hospital, ele memorizava as informações de seus atletas por necessidade — o condicionamento deles exigia cuidados mentais sob medida, dependendo de sua modalidade específica —, mas ele nunca aplicava esse esforço aos pacientes em geral. Era inteiramente normal que rostos e nomes permanecessem desvinculados em sua mente. Mesmo semanas após receber um novo paciente, ele frequentemente se referia a eles como “Ah, o ombro chegou” ou “O Sr. Joelho Esquerdo não visita há um tempo”. Supondo que provavelmente apenas esquecera a idade do bancário, Gi-hyeon se preparou para encerrar a ligação. Uma sensação estranha o fez olhar por cima do ombro. Yeon-oh ainda estava parado imóvel na entrada.
O que diabos ele está fazendo agora? Estalando a língua internamente, Gi-hyeon acenou com a mão, gesticulando para ele entrar. Só então Yeon-oh tirou os seus sapatos oxford com padrão brogue e pisou na sala de estar. Desde que haviam retornado do interior, Yeon-oh era visto quase que exclusivamente em ternos elegantes e sob medida.
[Vou subir antes do Chuseok, então é bom você estar preparado pra pagar algo caro pra gente.]
— Não se preocupe, é exatamente o que pretendo — Gi-hyeon respondeu, com um leve sorriso tocando seus lábios. Ele genuinamente teria se sentido péssimo se não pudesse pagar a enorme dívida que tinha com o homem.
Concordando em deixar Yang Jisu acertar uma data com o bancário, Gi-hyeon encerrou a ligação exatamente quando o som de água correndo ecoou do banheiro. Yeon-oh presumivelmente estava lavando as mãos.
Aumentando a voz em direção à porta do banheiro, Gi-hyeon gritou:
— Ei, pelo menos me avise antes de entrar assim!
— …
O silêncio foi sua única resposta. Gi-hyeon relevou, considerando aquilo um comportamento típico.
Imediatamente após chegarem a Ilsan, Yeon-oh claramente esperava que Gi-hyeon voltasse para o seu antigo apartamento em Seul.
— Mudar todas as minhas coisas dá muito trabalho. Por que eu voltaria para lá? Vou apenas morar em Ilsan. Me mudei para cá em parte pelo bebê de qualquer maneira. Já pesquisei algumas creches.
À menção de creches, a expressão de Yeon-oh havia se contorcido em algo totalmente bizarro, mas ele não tentara impedi-lo ativamente. Gi-hyeon se preparara totalmente para a teimosia característica de Yeon-oh, mas, surpreendentemente, a discussão nunca escalou. Achando que era um golpe raro de sorte, Gi-hyeon havia se estabelecido oficialmente na casa de Ilsan.
E então, como se fosse seu direito divino, Yeon-oh havia exigido a senha da porta da frente.
— E se algo acontecer com um pai solteiro morando completamente sozinho? Você não tem o menor senso de perigo.
Aquela única acusação desencadeara uma avalanche implacável de sermões. A parte enfurecedora era que a lógica de Yeon-oh era à prova de balas, deixando Gi-hyeon sem um único contra-argumento.
— Você está com um bebê na barriga e foge por um cano de escoamento? Você perdeu a porra do juízo? Ah, por que trazer à tona coisa do passado agora…
No entanto, sabendo que estava inteiramente errado, Gi-hyeon permanecera em silêncio.
— Você ao menos tem tomado as vitaminas pré-natais obrigatórias? Quando foi a última vez que checou seus níveis de ferro?
Ele os havia checado. Ele tinha um diploma em ciências da saúde, afinal. Ele só não conseguia se lembrar dos números exatos. Levantando-se apressadamente, Gi-hyeon havia se atrapalhado para encontrar seu caderno de gestante, mas não estava em lugar nenhum. Enquanto ele vagava sem rumo pela sala murmurando “Onde eu coloquei aquilo…”, Yeon-oh desferira seu golpe final e devastador.
— Você reservou um centro de cuidados pós-parto? Quem mais você tem para te ajudar a se recuperar após o parto?
Um centro de cuidados pós-parto? O conceito parecia tão estranho para Gi-hyeon que sua mente momentaneamente ficou em branco, mas a lógica ditava que, como ele não tinha ideia de como seu corpo reagiria após o parto, garantir cuidados profissionais era absolutamente necessário.
Yeon-oh havia desferido aquela enxurrada de críticas com uma expressão de exaustão impassível, ocasionalmente se transformando em um olhar que claramente afirmava que ele achava Gi-hyeon desesperadamente incompetente. Mas, como cada ponto abordava uma lacuna crítica no planejamento de Gi-hyeon, dizer para ele cuidar da própria vida era impossível. Os sermões de Yeon-oh eram respaldados por um arsenal de preparação assustadoramente abrangente.
Desde a análise de centros de cuidados pós-parto até a seleção de suplementos nutricionais específicos para homens grávidos, e até mesmo a compilação de rotinas de alongamento específicas para cada trimestre e precauções de exercícios adaptadas especificamente para gestações masculinas — Yeon-oh tinha tudo.
Sobrecarregado pelo volume de dados e pelo planejamento impecável, Gi-hyeon só pôde piscar em silêncio estupefato até que Yeon-oh estreitou os olhos.
— Você nem sequer reservou um centro de cuidados, e já está olhando creches? Você se preocupa com a criança, mas não gasta um único pensamento com você mesmo quando é você quem vai ter que botar pra fora um bebê de 3,5 quilos?
Foi só então que Gi-hyeon olhou ao redor de sua casa em Ilsan e percebeu a realidade absurda: ele havia decorado perfeitamente um quarto de bebê impecável, mas seu próprio espaço não continha nada além de um colchão solitário.
Tendo sofrido uma derrota logística total, recusar a entrega da senha tornou-se impossível. O raciocínio de Yeon-oh era sólido. Gi-hyeon estava inteiramente sozinho, e mesmo que se mudar para Ilsan reduzisse drasticamente a distância física entre ele e Beom-hee, esperar que ela administrasse cada aspecto de sua gravidez era totalmente descabido.
O que inevitavelmente dava à luz uma nova e insidiosa pergunta: exatamente até onde se estendiam os limites da “amizade”? Tendo navegado pelas águas turvas de ser “menos que amantes, mas mais que amigos” com Yeon-oh por tanto tempo, definir o que era aceitável e o que cruzava a linha para o território bizarro era extremamente difícil. Mas quando ele imaginava Beom-hee agindo de forma tão superprotetora, parecia plausível, então ele se forçou a aceitar.
Gi-hyeon tentou ver a dinâmica atual deles, altamente ambígua, como uma fase de transição necessária em direção a algo melhor. Ambos tinham dívidas a saldar um com o outro, então apagar seu passado tumultuado e focar em navegar pelo presente parecia a abordagem mais saudável.
Se alguém perguntasse se ele ainda amava Jo Yeon-oh, a resposta era complicada.
Ao longo dos anos, Gi-hyeon havia ficado exausto até os ossos, e seu esgotamento com a situação impossível deles acabou eclipsando seus sentimentos românticos. Foi precisamente por isso que ele se contentara em viver uma vida chocantemente banal enquanto administrava uma estufa ilegal de apostas. Ele simplesmente não queria mais lidar com complexidade. Ele era naturalmente uma pessoa direta; era um milagre ter conseguido suportar uma bagunça tão convoluta e emaranhada de relacionamento por sete anos.
No entanto, se Yeon-oh havia se forçado a suportar a intimidade física que ele tão claramente achava repulsiva apenas para preservar o vínculo deles, então Gi-hyeon se sentia obrigado a pelo menos tentar seguir em frente. Ele ainda guardava sentimentos, mas genuinamente esperava que, com o tempo, eles esfriassem até virar uma afeição platônica.
Então, ele havia entregado a senha. Mas Yeon-oh invadindo a casa a qualquer hora do dia sem aviso prévio era profundamente perturbador.
Mais precisamente, o fato de Gi-hyeon estar tão inerentemente acostumado com Yeon-oh invadindo seu espaço era o que o incomodava. A percepção de que seus limites como “amigos” estavam perigosamente borrados sempre o atingia só depois, deixando um desconforto persistente.
Redefinir exatamente o que Jo Yeon-oh tinha permissão para fazer estava se mostrando uma tarefa monumental. Especialmente porque Gi-hyeon raramente havia imposto um limite claro ao homem em toda a sua vida.
— Eu te disse para me avisar antes de vir — Gi-hyeon reiterou, sabendo que a repetição verbal era sua única ferramenta para impor essa nova realidade.
Mas como diz o ditado, o excesso de uma coisa boa pode dar errado, e seu comentário pareceu inflamar o temperamento volátil de Yeon-oh. Depois de pendurar o paletó num cabide, Yeon-oh parou no meio do processo de desabotoar os punhos de sua camisa social e soltou um deboche afiado e incrédulo. Gi-hyeon se preparou para uma erupção explosiva, mas surpreendentemente, Yeon-oh simplesmente passou por ele e marchou direto para a cozinha sem uma palavra.
…Bem, o limite foi estabelecido, então ele provavelmente ligará da próxima vez. Na verdade, como Gi-hyeon raramente saía de casa, não fazia diferença prática alguma se Yeon-oh ligava antes ou não. Mas ambos precisavam desesperadamente de um novo conjunto de regras para governar suas interações.
Justo quando Gi-hyeon decidiu deixar para lá e se virou em direção à lavanderia para checar a secadora, a voz de Yeon-oh o parou.
— Por que exatamente preciso anunciar minha chegada apenas para vir a esta casa? Você tinha planos hoje?
O tom era assustadoramente plano. Gi-hyeon esperava raiva, então a falta de inflexão o pegou de surpresa. Ele desistiu de ir à lavanderia e entrou na cozinha. Supondo que Yeon-oh viera direto do escritório, Gi-hyeon não queria o homem se esgotando para preparar o jantar sem nem mesmo tirar a roupa de trabalho. Ignorando a pergunta real, Gi-hyeon falou.
— Você veio direto para cá do trabalho? Não está exausto? Você realmente não precisa—
— Porra, Gi-hyeon. Só responde a maldita pergunta.
Sua voz era perigosamente baixa, vibrando com uma intensidade reprimida, mas a ausência de feromônios afiados e ameaçadores no ar sinalizava que Yeon-oh estava tentando ativamente se conter. A raiva em sua sintaxe era palpável, mas o ar permanecia neutro — uma demonstração surpreendente de autocontrole vinda de um homem propenso a explosões violentas. Reconhecendo o esforço, Gi-hyeon decidiu fazer a vontade dele.
— Eu tive planos durante o dia, mas nada hoje à noite. Ainda assim, é mais fácil para mim comprar mantimentos com antecedência se você me disser que está vindo, então apenas me ligue da próxima vez.
Era um pedido prático, dado que o perpetuamente ocupado Yeon-oh havia chegado carregando várias sacolas pesadas de compras. Gi-hyeon havia se perguntado brevemente se o Gerente Yoo estava fazendo as compras para ele, mas uma rápida olhada nos itens revelou que todos eram adaptados precisamente aos gostos específicos de Gi-hyeon. Era altamente improvável que Yeon-oh estivesse ditando uma lista tão personalizada a um subordinado.
Parecendo aceitar a lógica, o corpo um pouco menos tenso, Yeon-oh perguntou:
— …Com quem você esteve durante o dia?
O policiamento intenso de sua vida social era bizarro para um “amigo”, mas Gi-hyeon respondeu honestamente.
— As senhoras da vila. Eu as vi comendo melancia no banco comunitário um tempo atrás e dividi um pouco do xarope de omija que você trouxe. Elas me convidaram para almoçar hoje para agradecer pelo ponche que fizeram com ele.
— Senhoras? Elas são todas casadas?
Gi-hyeon franziu a testa, levando um momento para considerar genuinamente a pergunta antes de acenar.
— Provavelmente? Uma delas mencionou que a filha acabou de se formar na faculdade.
Em vez de responder, Yeon-oh apenas puxou uma tábua de cortar. Assumindo que o interrogatório terminara e o ataque de birra fora evitado, Gi-hyeon começou a revirar as sacolas de compras para ver o que havia sido comprado. No meio dos hortifrútis, ele avistou uma embalagem de vagens fritas. Embalada em um recipiente plástico transparente típico de praças de alimentação de lojas de departamento de luxo, parecia apetitosa o suficiente para fazer Gi-hyeon abrir a tampa e casualmente jogar algumas na boca.
Um olhar pesado o fez parar. Ele olhou para o lado para ver Yeon-oh observando-o, com a testa profundamente franzida em absoluto espanto.
— O quê? Não é para eu comer isso? — Gi-hyeon perguntou defensivamente.
— …Você odeia isso. Você sempre diz que odeia comer mato.
Gi-hyeon se lembrava vagamente de Yeon-oh praticamente implorando para ele tentar apenas uma mordida no passado, achando muita graça de Gi-hyeon classificar vagens como “mato”. Claramente, aquilo era para ser um acompanhamento para a massa com vieiras que Yeon-oh estava preparando, o que explicava seu choque ao ver Gi-hyeon devorando-as direto da caixa.
— Elas pareceram boas, então experimentei algumas. São realmente deliciosas.
Respondendo com indiferença, Gi-hyeon pegou um garfo e começou a mergulhar as vagens no molho que as acompanhava. Para sua total surpresa, a crocância satisfatória permanecia inteiramente intacta apesar de serem fritas. A textura era incrível. Ele finalmente entendeu por que Yeon-oh gostava tanto delas. Antes que percebesse, ele havia limpado a embalagem inteira bem ali no balcão. Gi-hyeon encarou o plástico vazio.
— Você tem mais disso?
— Você…
Yeon-oh o encarou como se ele tivesse ganho uma segunda cabeça. Era quase cômico — o Alfa parado congelado com uma faca de chef em uma das mãos e um maço intocado de minari na outra, totalmente paralisado pela visão de Gi-hyeon voluntariamente comendo vegetais.
— Você está fazendo massa agora, certo? Onde você comprou isso? Pode fazer para mim mais tarde? Eu realmente quero mais.
As palavras de Gi-hyeon saíram num atropelo ansioso enquanto ele batia no recipiente de plástico vazio, a embalagem leve quicando alegremente contra o balcão. Yeon-oh inclinou a cabeça, processando o momento surreal, antes de oferecer um aceno lento.
— …Tudo bem. Vai se vestir. Vamos buscar mais.
Uma onda de empolgação genuína tomou conta de Gi-hyeon. Completamente alheio a quão atípico era seu comportamento, sua mente estava inteiramente consumida por um desejo repentino e voraz por vagens fritas. Jogando uma camisa de manga longa por cima caso o ar da noite estivesse frio, ele gritou pela porta do closet para onde Yeon-oh presumivelmente estava esperando.
— Ei, aquilo estava incrível de verdade! Finalmente entendi por que você come isso o tempo todo!
— …
— Onde exatamente você comprou?
Recebendo silêncio mais uma vez, Gi-hyeon finalmente emergiu do quarto. Yeon-oh estava parado perfeitamente imóvel, seu olhar fixo intensamente em Gi-hyeon. A atmosfera parecia distintamente pesada, provocando uma breve pontada de desconforto pela espinha de Gi-hyeon, mas o desejo avassalador por vagens rapidamente abafou qualquer análise mais profunda.
Eles acabaram em um restaurante vegano que funcionava como pop-up na praça de alimentação de uma loja de departamentos de luxo. Gi-hyeon se lembrava distintamente de mandar Yeon-oh “comer ele mesmo” sempre que o homem tentava trazer comida para viagem exatamente desse lugar no passado. No entanto, naquela noite, ele pediu metade do cardápio, e cada prato parecia uma revelação.
— Esta berinjela está incrível também.
Gi-hyeon estava no meio de uma mordida em metade de uma berinjela assada — glaceada com xarope de bordo e um toque de vinagre balsâmico — quando Yeon-oh finalmente quebrou seu silêncio, suas palavras diretas e incrédulas.
— …Quem diabos é você? O que aconteceu com o So Gi-hyeon que era um carnívoro na vida passada?
Gi-hyeon apenas deu de ombros, displicente, antes de praticamente inalar as vagens fritas de que vinha falando entusiasticamente por toda a viagem de carro. Para o trajeto de volta, Yeon-oh insistira em comprar várias embalagens de comida para viagem para o café da manhã de Gi-hyeon no dia seguinte. Cego pela epifania culinária, Gi-hyeon não havia percebido o pesadelo logístico que criara; agora Yeon-oh tinha que levá-lo de carro de Seul até Ilsan.
Saindo do carro em frente à sua vila, Gi-hyeon ofereceu uma desculpa envergonhada.
— Eu deveria apenas ter dirigido meu próprio carro. Desculpe por te fazer desviar do caminho.
— …
Yeon-oh não disse nada. Enquanto Gi-hyeon se esticava para o banco de trás para pegar as sacolas de comida, ele notou Yeon-oh desafivelando o cinto de segurança para sair. Gi-hyeon rapidamente o dispensou com um aceno.
— Não saia, apenas vá para casa. Me deixar aqui é mais do que suficiente.
— …
Ignorando a instrução completamente, Yeon-oh pisou no ar frio da noite. Sabendo da teimosia lendária do homem, Gi-hyeon não se deu ao trabalho de discutir, simplesmente estalando a língua em leve irritação.
— Pra que você saiu do carro? Minha porta é bem ali. Apenas vá para casa.
— …
Quando outro período de silêncio se estendeu entre eles, Gi-hyeon balançou a mão, dispensando-o, dizendo silenciosamente para ele sumir, e se virou em direção à entrada do prédio.
— …So Gi-hyeon.
— O que foi agora?
Gi-hyeon se virou de volta, mas Yeon-oh permaneceu irritantemente silencioso por um longo tempo. Gi-hyeon esperou, oferecendo-lhe uma janela generosa para falar, mas a boca do Alfa permaneceu firmemente fechada.
— Se você não tem nada a dizer, vou entrar de verdade. Obrigado pela comida.
Ele estava prestes a se virar de novo para a porta quando o rosto de Yeon-oh se contorceu em uma careta dura. Um sorriso de escárnio afiado e debochado curvou um canto de sua boca quando ele finalmente falou.
— Ei.
Gi-hyeon sustentou seu olhar, um desafio silencioso para que ele desembuchasse. Pressionando a língua com força contra o interior da bochecha, Yeon-oh desferiu o golpe.
— É essa… a amizade que você queria tanto?
As palavras fizeram Gi-hyeon parar abruptamente. Ele ficou ali, completamente incapaz de formular uma resposta. Após um silêncio sufocante, ele simplesmente acenou com a cabeça. E então, ele adicionou a única verdade que lhe restava.
— Não é o que eu queria… mas nós certamente parecemos amigos para qualquer outra pessoa.
Yeon-oh não ofereceu resposta. Sabendo que não havia mais nada a ganhar com a conversa, Gi-hyeon virou as costas e se afastou.
↫─☫ Continua….
⌀ ⌀ ⌀
✦ Tradução, revisão e Raws: Faby&Belladonna